Category Archives: Ações do PV no Governo de Osasco

Sema Osasco lança Projeto PURA na Semana da Água

Pura 2O município de Osasco tem seu abastecimento de água realizado pelo Sistema Cantareira, o qual nos últimos meses tem registrado recordes históricos de baixa nos níveis de seus reservatórios.

A água é um recurso de primeira importância para a economia –  uma vez que sem ela a produção de bens, alimentos e a prestação de serviços tornam-se inviáveis – e para a manutenção da qualidade de vida da população.

O Dia Mundial da Água é comemorado em 22 de março. Para comemorar esta importante data, entre os dias 17 e 23 de março a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) da Prefeitura de Osasco oferece uma programação especialmente direcionada para a preservação bem vital para toda a humanidade.

No dia 17 de março, a Secretaria de Meio Ambiente, com o apoio da SABESP, lançou o projeto piloto PURA (Programa de Uso Racional da Água), na CEMEI Fortunato Antiorio.  A Unidade Escolar foi contemplada com a troca de torneiras, registros e válvulas de descarga que otimizam o uso da água.

No total estão sendo trocadas na escola mais de 80 peças entre os itens mencionados. Com isso a redução do consumo pode chegar a 40% ao longo de 4 meses após a implantação da ação. Paralelo a esta ação, os alunos receberão aulas de educação ambiental que são direcionadas para o uso racional dos recursos hídricos ampliando, assim, o raio de ação do projeto, que pode ampliar a economia de água na escola.

Pura 1

(Texto: Edileusa Soares, Gestora Ambiental)

Exposição “Quanto vale a sua água” no Osasco Plaza Shopping

expo agua 1

A exposição “Quanto vale a sua água”, organizada pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema) da Prefeitura de Osasco, ocorre até o dia 30 de março.  Estarão expostos produtos oriundos de diferentes ramos da indústria, apresentando em sua ficha técnica quais os volumes de água consumidos para a fabricação do mesmo.

A mostra busca despertar no público a percepção de que os recursos hídricos são vitais para a evolução tecnológica, no crescimento da economia e bem-estar da população em geral, entretanto na grande maioria das vezes não tem seu valor atribuído na produção final dos bens de consumo.

Paralelo à exposição, acontecem oficinas de artesanato ministradas pela artesã Laurita Ferreira. As peças trabalhadas durante as oficinas são confeccionadas com material reutilizado, como peças de roupas usadas, frascos vazios, embalagens tetra-pack entre outros.

O reuso e a reciclagem são formas de prolongar a vida útil de diferentes materiais e desta forma resultam também em economia de água e energia, além de ser uma maneira eficiente de reduzir a quantidade de resíduos descartados.

expo agua 2

A água é um recurso indispensável para a fabricação de qualquer produto que consumimos. Seja durante a etapa de cultivo de um alimento, remoção da matéria prima em seu estado bruto, beneficiamento ou da fabricação dos bens de consumo, a água está presente em todos os processos.

Informações sobre as atividades da Semana da Água podem ser obtidas através do telefone (11) 3652-9111 ou pelo e-mail sema@osasco.sp.gov.br .

(Texto: Edileusa Soares, Gestora Ambiental)

Sema Osasco e parceiros realizam mais um mutirão de limpeza e conscientização

mutirao1Para despertar o cidadão sobre o impacto do lixo no meio ambiente e na saúde da população, a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) da Prefeitura de Osasco tem realizado mutirões de limpeza e conscientização.  O bairro contemplado no último sábado (15/3) foi o Cidade das Flores.

A atividade contou com o apoio de profissionais da Secretaria da Saúde/ Dengue, da Secretaria de Serviços e Obras, do Departamento Municipal de Transito e de Transportes (Demutran) e da Guarda Civil Municipal (GCM).

Os mais de 20 voluntários receberam luvas, sacolas plásticas e água.  Os participantes percorreram ruas e avenidas recolhendo vários tipos de lixo encontrados nas vias e calçadas. Também conversaram com os moradores, orientaram, ouviram sugestões e entregaram panfletos da Semana da Água e do projeto Biodiesel.

Em pouco mais de uma hora, foram recolhidos pneus – foco para a proliferação do mosquito da dengue – bitucas (pontas) de cigarro, garrafas de suco/água, papel, embalagens de sucos e salgadinhos. A Prefeitura disponibilizou um caminhão que transportou o material recolhido.

mutirao2O secretário de Meio Ambiente, Carlos Marx, participou da atividade e também recolheu lixo e conversou com os moradores.

“A comunidade deve se conscientizar e colaborar com a limpeza da cidade. As pessoas podem ajudar não jogando lixo ou entulho nas vias públicas, nos córregos. Devem respeitar os dias e horários de exposição do lixo para coleta, evitando deixar o lixo na rua por mais tempo que o necessário”, disse Marx.

Durante todo o percurso, Amanda França, diretora da Sema, dava dicas sobre como o munícipe pode contribuir no sentido de ajudar a minimizar o impacto gerado pelos resíduos domésticos no meio ambiente.

“Cada pessoa pode contribuir separando o lixo seco do úmido. O morador deve criar o hábito de separar os materiais recicláveis e encaminhá-los para as cooperativas. É importante a mobilização, participação e envolvimento de todos”, falou Amanda.

O cidadão pode colaborar de outras maneiras, tais como conservando os cestos coletores e dos contêineres de coleta seletiva, uma vez que a depredação é prejudicial a todos; não jogando no lixo domiciliar resíduos como pilhas, baterias, lâmpadas e pneus; e preservando e mantendo limpa a calçada em frente ao seu estabelecimento ou residência.

Nos mutirões de limpeza e conscientização a hidratação física é muito importante, por isso, a Sema sempre recomenda aos participantes a fazer uso de protetor solar, de óculos escuros e chapéu ou boné, beber bastante água ou suco.

mutirao3

Realizado desde 2010, o mutirão de limpeza e conscientização é mais uma atividade permanente de Educação Ambiental (EA) da Secretaria de Meio Ambiente. Informações: (11) 3652-9511 / 3652-9107 ou sema@osasco.sp.gov.br .

Expo Bonsai ocorre no Shopping Continental

expo bonsai

A Secretaria de Meio Ambiente de Osasco, com a participação de produtores de bonsai da região da Grande São Paulo, realiza a Exposição de Bonsai. O evento acontece no período de 15 de março a 3 de abril, das 10 às 22 horas, na Praça de Eventos do Continental Shopping.

O bonsai, que significa “árvore em bandeja”, tem seu cultivo associado à cultura asiática, mais diretamente relacionado aos chineses. Historicamente, foram os chineses os primeiros a cultivarem árvores e arbustos em vasos de cerâmica.

É considerada, essencialmente, uma obra de arte produzida pelo homem através de cuidados especializados, pois a planta deve ser uma réplica de uma árvore em miniatura, devendo simular os padrões de crescimento e os efeitos da gravidade sobre os galhos, além das marcas do tempo e estrutura geral dos galhos.

Para os apreciadores de bonsai e para os que desejam encantar-se em ver a natureza representada nas formas dessas miniaturas, a exposição trará variedades como jabuticaba, mini romã, figo, jambo, pitanga, uva, acerola, araçá, cereja, alguns com mais de 30 anos, além de receberem informações e orientações e participarem de palestras sobre as técnicas e os cuidados no cultivo do bonsai.

A entrada à exposição é gratuita para todos os frequentadores do shopping e a venda dos bonsais seguirá o critério de acordo com as variedades e estilos, com preços a partir de R$ 20,00.

A árvore em miniatura é o símbolo da longevidade, da sabedoria e do equilíbrio, mas seu cultivo exige paciência dos produtores.  Para manter o bonsai, é preciso regá-lo todos os dias. Para quem está começando, o ideal é investir em plantas que são cultivadas como bonsai há um ano em pequenos vasos.

Cidade das Flores recebe Mutirão de Limpeza no sábado

mutiraoNeste sábado (15/03), a partir das 9 horas, o bairro Cidade das Flores, em Osasco/SP, receberá o Mutirão de Limpeza e Conscientização, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema).

A atividade busca, através de ações práticas, alertar os munícipes sobre os transtornos ocasionados pela destinação inadequada dos resíduos gerados no dia a dia.

O objetivo é sensibilizar a população para a conservação da ordem e limpeza do espaço urbano. Nesta edição, o mutirão percorrerá as avenidas Hildebrando de Lima, General Newton Estilac, Ipê e encerrará no Parque Cidade das Flores.

A Sema Osasco convida a todos a participar desta atividade. Os interessados devem encontrar com o grupo em frente à EMEF João Larizzatti, às 9 horas.

A hidratação física é muito importante, por isso, é recomendado aos participantes do mutirão levarem garrafinha com água ou suco, fazer uso de protetor solar, de óculos escuros e chapéu ou boné.

INFORMAÇÕES: (11) 3652-9107 ou sema@osasco.sp.gov.brwww.osasco.sp.gov.br

7ª Gincana do Projeto Biodiesel inicia com participação das Escolas Municipais

Buscando a conscientização ambiental dos jovens estudantes de Osasco, a Secretaria de Meio Ambiente lança a “7ª Gincana do Projeto Biodiesel”. O objetivo principal da gincana é desenvolver a prática da reciclagem de óleo vegetal na produção de biocombustível – o biodiesel, e assim expandir para outros resíduos recicláveis indo ao encontro das diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Mutirao de coleta E E Walter Negreli Gincana 2013Em sua 7ª edição, a gincana  será realizada nas escolas municipais de Osasco. Na oportunidade, haverá divulgação de pontos de coleta, onde a comunidade do entorno poderá participar doando seu óleo comestível usado para a gincana e, com isso, estará colaborando com a reciclagem do resíduo.

Em 2013, foram coletados mais de 6 mil litros de óleo usado somente nas 21 escolas estaduais participantes da gincana.

Para a edição de 2014, é esperado um volume maior, pois a gincana conta com a participação de um número significativo de escolas municipais, cujo trabalho será realizado com crianças de 7 a 12 anos.

As inscrições das escolas serão realizadas por seus diretores até 7 de março e as atividades de educação ambiental ocorrerão a partir do dia 10/3.

As escolas que coletarem o maior volume de óleo e destinar ao Projeto Biodiesel serão premiadas da seguinte forma: 1° lugar com um passeio ao Zoo Safari, 2° lugar com  um passeio à Fazendinha Estação Natureza e o 3° lugar com um passeio ao Aquário de São Paulo.

Informações:  (11) 3652 9041 ou biodieselosasco@hotmail.com  e sema@osasco.sp.gov.br

Parque Chico Mendes inicia cursos de Horticultura Natural e Produção de Flores e Jardinagem

A Secretaria de Meio Ambiente (Sema) da Prefeitura de Osasco iniciou no sábado (22/2), no Parque Ecológico Chico Mendes, os cursos de Horticultura Natural e Produção de Flores e Jardinagem. Ministrados pelo engenheiro agrônomo Humberto Rosente, as aulas dividem-se em teóricas e práticas. Ainda há vagas para ambos os cursos. Clique aqui e veja fotos.

O primeiro dia de aula contou com a presença de Carlos Marx, secretário de Meio Ambiente, que falou dos objetivos e das propostas dos cursos, ressaltando projetos bem-sucedidos de alunos que participaram do curso em anos anteriores como a horta comunitária. Citou ainda as mudanças climáticas na produção de hortaliças e na produtividade, explicou como serão os trabalhos na prática e falou sobre “Alfabetização Ecológica” pedagogia desenvolvida na educação para uma vida sustentável.

“Nosso objetivo é que vocês pratiquem o plantio de legumes e hortaliças em pequenos espaços, uma vez que a horticultura pode ser feita em nossas casas, nas escolas, nos parques e apartamentos. Já a jardinagem embeleza nossos quintais, jardins, praças, avenidas. Nas aulas práticas haverá mutirões de plantios e paisagismo. Queremos que vocês repliquem a técnica aprendida em seus bairros e para seus familiares”, finalizou Marx.


No ato da inscrição os interessados deverão apresentar RG, comprovante de endereço (conta de água, luz ou telefone) e efetuar o pagamento de R$ 20,00, referente à apostila que será utilizada durante o curso. Materiais como luvas de borracha e kit de ferramentas básicas, para horta e jardim, devem ser levados pelo próprio aluno.

Com duração de cinco meses, o curso de Horticultura Natural acontece aos sábados, das 9h às 12h. Já o curso de Produção de Flores e Jardinagem acontece também aos sábados, das 14h às 17h.

Para participar os interessados devem ser maiores de 16 anos e fazer inscrição na Sala Verde do Parque Chico Mendes, de 2ª a 6ª feira, das 8h às 12h ou das 13h às 17h. Informações e inscrições com Marta Pompilha  no (11) 3591-1828 ou pompilhamarta@ig.com.br .

Sema realiza plantio de árvores em escola no Conjunto dos Metalúrgicos

plantio

Para conscientizar a comunidade escolar sobre os impactos ambientais negativos gerados pela emissão excessiva de CO2, a Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), realizou na manhã de sábado (22/2) mutirão de plantio de mudas nativas na calçada da Escola Estadual Dr. Antonio Braz Gambarini, no Conjunto dos Metalúrgicos. O evento reuniu cerca de 30 pessoas no local do plantio, entre equipe da Sema, professores, alunos e moradores do entorno.

(Clique aqui e veja fotos)

“Precisamos apurar diariamente nosso olhar para a natureza. Ações individuais e coletivas trazem resultados positivos. O apoio das escolas tem ajudado em muito a ampliar esse olhar e tem tornado a cidade de Osasco mais verde”, comentou Carlos Marx, secretário de Meio Ambiente.

Além de trabalhar com educação ambiental, o mutirão de plantio faz parte do programa “Osasco que te quero verde”. Até o momento, mais de 50 mil mudas de árvores foram plantadas em diversos pontos do município.

Dentre as mudas plantadas estão espécies de pequeno porte, como resedá, ipê-amarelo, ipê-branco e falsa aroeira. A escolha das árvores obedece a critérios relacionados ao espaço disponível no local.

INFORMAÇÕES
Fone: 3652-9512
E-mail: sema@osasco.sp.gov.br
Site: www.osasco.sp.gov.br

Projeto Biodiesel Osasco é reconhecido como uma das melhores práticas em prol das águas do estado de SP

capaA Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SMA) acaba de lançar o livro “Ações municipais para proteção das águas no Estado de São Paulo” onde são destacados 24 municípios com experiências bem sucedidas em prol dos recursos hídricos, dentre eles o Projeto Biodiesel, desenvolvido em Osasco pela Secretaria de Meio Ambiente.

A publicação visa repartir com os mais de 600 municípios do estado as boas experiências adotadas para a proteção da água e fomentar experiências em prol da melhoria da gestão ambiental.

No livro são apresentadas 27 experiências desenvolvidas por 24 cidades e em quatro eixos temáticos para enfrentamento de eventos extremos (proteção das águas, educação ambiental, saneamento ambiental e infraestrutura urbana e rural).

Para Carlos Marx, ambientalista e secretário de Meio Ambiente de Osasco, o município ter sido escolhido entre tantos trabalhos desenvolvidos é motivo de orgulho e satisfação.

“Fico muito feliz com a publicação, principalmente pela possibilidade de inspirar outros gestores públicos na busca contínua de ações voltadas ao cuidado com os recursos naturais, em especial com a água. A educação ambiental permeia todo o projeto Biodiesel, que promove a reflexão, ações sustentáveis e desperta a importância da responsabilidade ambiental na sociedade”, disse Marx.

A diminuição do despejo de óleo de cozinha usado no esgoto de Osasco tem contribuído bastante para reduzir o entupimento das tubulações das redes instaladas pela Sabesp. A empresa de saneamento divulgou dados positivos da campanha de coleta realizada no bairro de Presidente Altino.

O secretário Carlos Marx, ressalta que em 2014, o projeto prevê a continuidade das atividades com adequações metodológicas de acordo com o público, assim como o aumento dos pontos de coleta. “ Com o apoio do prefeito Jorge Lapas, pretendemos iniciar a produção própria de biodiesel, para uso na frota de caminhões da prefeitura”, destaca Marx.

Em cerca de 900 pontos de coleta na cidade, já foram coletados mais de 250 mil litros de óleo de cozinha, encaminhados para a produção de biodiesel. Por meio do projeto, o óleo de cozinha coletado é transformado em biocombustível, deixando de poluir o meio ambiente, além de contribuir com o desenvolvimento do país no que se refere à produção de biodiesel – um combustível mais limpo ambientalmente, com menor emissão de poluentes.

Para estimular a participação da sociedade na campanha, além do ganho ambiental,  a Secretaria de Meio Ambiente de Osasco oferece ainda água sanitária, detergente, ou ainda óleo de cozinha novo, na troca pelo óleo usado.

Interessados em participar do projeto, estudantes e a sociedade em geral podem obter informações pelo telefone (11) 3652 9041 ou sema@osasco.sp.gov.br .

Prefeito Lapas e secretários de gestão, meio ambiente, cultura e esportes assinam acordo de resultados

Iniciativa objetiva eficiência na gestão e o cumprimento do Plano Plurianual 2014-2017, além de  cumprir todos os pontos do Programa de Governo apresentados durante a eleição de 2012.

Foto: Leandro PalmaresNa busca por maior eficiência da gestão pública – e para cumprir o planejamento estratégico da Prefeitura de Osasco (SP) e do Plano Plurianual 2014-2017 –, o prefeito Jorge Lapas e secretários municipais Carlos Marx (Meio Ambiente), Fábio Yamato (Cultura), Tinha di Ferreira (Esporte, Lazer e Recreação) e Dulce Helena Cazzuni (Planejamento e Gestão) assinaram no dia 5/02, o “Acordo de Resultados” que aborda especificamente a qualidade de vida na cidade.

O embrião do Acordo surgiu em 2013, primeiro ano do mandato do prefeito Jorge Lapas, com a criação da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) para o cumprimento do Plano de Governo. Além de acompanhar o cumprimento do acordo, a Seplag é responsável por promover a integração das ações de governo, impulsionar o planejamento governamental participativo e estimular uma gestão pública qualificada.

“Este acordo é um marco na condução da administração pública da nossa cidade porque saberemos o que de fato está sendo feito, como será feito, quais os objetivos desse ou daquele projeto. O meu primeiro ano de governo, em 2013, foi marcado pelo planejamento de ações fundamentais para o crescimento, e tenho certeza que o acordo de resultado consolida esta etapa do nosso trabalho”, disse Jorge Lapas.

“Nosso objetivo e foco é melhorarmos a gestão dos recursos públicos e visamos não exclusivamente a cobrança aos secretários municipais, mas um compartilhamento de resultados e responsabilidades, bem como a união estratégica de esforços intersecretariais para atingir as metas propostas de crescimento e investimentos até 2017”, explicou o prefeito, dizendo que a Prefeitura de Osasco pretende disponibilizar cada documento do Acordo de Resultados como forma de publicizar a iniciativa e tornar transparentes as ações de governo junto à população.

Além dos acordos de resultados (que reúnem objetivos, indicadores, metas, prioridades e projetos firmados entre as secretarias, a Seplag e o prefeito), outros dois importantes instrumentos de planejamento e monitoramento integram este processo de gestão pública transparente: as salas de situação e o sistema informatizado “Monitora Osasco”.

“Estamos com um olhar revolucionário na gestão pública, que visa atender aos pedidos e exigência da população, que é melhorar a eficiência, a qualidade e ampliação na prestação dos serviços públicos. Investiremos e cobraremos resultados de nós mesmos, buscando índices de satisfação contínuos e crescentes”, reforçou o prefeito.

As chamadas Salas de Situação representam a instância que deverá se reunir periodicamente, ou seja, os envolvidos nos Acordos de Resultados, para realização de pactuações e acompanhamento ao cumprimento das metas acordadas.

mesa

MEIO AMBIENTE

A Secretaria de Meio Ambiente (Sema) terá como missão ampliar as áreas verdes e também recuperar os recursos hídricos com foco na sustentabilidade. Diferentes ações de educação ambiental serão promovidas neste sentido, sendo que a Sema fará o monitoramento da despoluição dos córregos e a revitalização de minas e nascentes de água no município.

A Prefeitura de Osasco prevê a criação, até 2016, de oito novos parques, são eles: Escola-Parque, Parque Antônio Calderón, Parque dos Metalúrgicos, Parque do Bela Vista, Parque Linear do Tietê 1, Parque Linear do Tietê 2, Parque Narciso Sturlini e Jardim Botânico.

A Secretaria de Meio Ambiente, administrada pelo ambientalista e jornalista Carlos Marx, presidente do PV Osasco, também terá como prioridade a ampliação do Programa de Educação Ambiental, com foco em ações de combate às mudanças climáticas. Entre as prioridades da pasta está a ampliação do Programa de Arborização Urbana.

Inclusos nos objetivos estratégicos da Sema estão a adequação do programa municipal à Política Nacional de Resíduos Sólidos e a busca da universalização da coleta e tratamento do esgoto domiciliar.

Saiba mais: www.osasco.sp.gov.br