Saúde, cultura e esporte serão temas desta quinta-feira, 13 de agosto, da live Roda Verde

Nesta quinta-feira (13/8), a partir das 19 horas, o Partido Verde de Osasco (PV-43) realizará pelo Facebook a live “Roda Verde: propostas e compromissos para uma nova Osasco” com a presença de dirigentes da sigla e pré-candidatos ao cargo de vereador. O professor de capoeira Adeildo Cabeludo, o ator, produtor e diretor teatral Frank Delgado, o mecânico Josmar Rocha, o líder comunitário irmão Osvaldo Ferreira são os convidados desta live.

Na oportunidade, os pré-candidatos vão falar de suas ações para o bem-estar das pessoas e da cidade como um todo, além de apresentar suas principais propostas para os munícipes. A live Roda Verde tem quatro etapas: apresentação dos pré-candidatos, apresentação dos motivos pelos quais aceitou ser pré-candidato/a, resumo de seus principais projetos que vão nortear suas ações caso seja eleito e, por último, o presidente do PV pontua ações apresentadas e dá informes gerais da sigla.

Live Roda Verde 13_ago_2020

SOBRE OS CONVIDADOS

Adeildo Cabeludo: atua a mais de 20 anos como capoeirista e professor de capoeira, além de mobilizar pessoas para a prática deste esporte. Cabeludo propõe aulas de capoeira nas escolas municipais, parques e em outros espaços públicos de Osasco porque acredita na capoeira como ferramenta de transformação social e ambiental, além de trazer benefícios para a saúde. A capoeira é um esporte que mistura dança, luta, folclore e filosofia de vida e é um patrimônio brasileiro que está em mais de 200 países.

Dentre os benefícios para a saúde ao jogar capoeira estão a movimentação e fortalecimento de todos os grupos musculares, maior flexibilidade e capacidade cardiorrespiratória, combate o estresse, estimular a concentração. Incentivadas por Cabeludo, várias crianças e adolescentes passaram a se envolver em ações da cidade, em especial em atividades em prol do meio ambiente saudável tais como movimento Hora do Planeta e Dia Mundial Sem Carro. A capoeira é recomendada para pessoas de qualquer idade. Cabeludo participa de encontros nacionais, estaduais e internacionais de capoeira.

Frank Delgado: ator, produtor, diretor de teatro. Em 1980, fundou a Cia de Teatro Teretetê com apresentações em estabelecimentos de ensino da rede municipal, estadual e particular, bem como em diversos espaços públicos. Para o artista, a cultura é um dos caminhos de transformação social por possuir um conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e práticas. Por ser uma área transversal é possível discutir diversos temas.

A cultura promove a qualidade de vida das pessoas. Por isso, Frank Delgado luta pelo desenvolvimento cultural da criança, do adolescente e do adulto através das artes cênicas. Quer ampliar projetos para valorizar e estimular o fazer artístico nas periferias, bem como inserir os artistas das periferias nos grandes espaços culturais e grandes eventos da cidade.

Josmar Rocha: mecânico de manutenção, sindicalista e atua voluntariamente orientando os munícipes de Osasco a usarem os instrumentos públicos para obter melhorias nas áreas da saúde, educação e do transporte. Já foi cipeiro, na unidade Imperador da empresa de transportes coletivos VIP. Sua luta é pela sustentabilidade social, econômica e ambiental. No transporte propõe revitalização dos terminais de ônibus, reformas e manutenção dos veículos para dar mais conforto aos passageiros, pois a população continua reclamando da falta de qualidade no serviço ofertado e do alto preço da passagem.

Com o objetivo principal de preservar a vida das pessoas, Josmar Rocha luta por mais investimentos (financeiro, equipamentos, corpo técnico) na área da saúde pública, principalmente nos locais mais distantes do centro da cidade. O descarte incorreto do lixo e a falta de saneamento básico são dois grandes problemas que Osasco precisa solucionar. Para Josmar Rocha é importante promover ações com foco no consumo consciente e combate às mudanças climáticas, incentivar a reciclagem em todo o município, dentre outras ações.

Osvaldo Ferreira: obreiro assíduo da Igreja Internacional da Graça de Deus, o irmão Osvaldo Ferreira acredita que Osasco tem grande potencial econômico para atender os mais necessitados. Luta para combater a violência, gerar mais trabalho e renda para a juventude com mais projetos culturais e esportivos para crianças e adolescentes. Outra proposta é regularizar com rapidez o trabalho informal de jovens e de adultos e, principalmente, promover o desenvolvimento integral dos adolescentes unindo educação, trabalho e cultura.

Combater a violência é essencial. Neste sentido, irmão Osvaldo propõe reforçar o policiamento e a iluminação pública em bairros afastados da região central. Mais melhorias na habitação com 100% do esgoto tratado são investimentos importantes para melhorar a saúde da população.

Para assistir a live basta entrar no link

https://www.facebook.com/PartidoVerdeOsasco

PV 43 Dia dos pais

Gabriel YouKo luta para fortalecer e fomentar a cultura osasquense

YouKo PV OsascoO produtor e ativista cultural Gabriel YouKo é ex-membro do Conselho Municipal de Cultura, representando o segmento de artes visuais e graffitti. Tem como bandeira o fortalecimento da produção cultural osasquense, pois entende a cultura como uma das ferramentas de inclusão social para mudar a vida das pessoas para melhor. Busca por mais Investimentos financeiros e apoios à produção cultural, por isso, defende políticas públicas de qualidade para o setor.

Gabriel Youko criou o Guia Colaborativo de Osasco que, hoje, conta com mais de 500 membros entre comunicadores, jornalistas, publicitários, artistas etc. Para ele, é imprescindível descentralizar e investir nas periferias. É preciso levar arte a comunidades carentes, mas também trazer a arte dessas comunidades para o centro da cidade e para os grandes eventos.  Ainda, investir recursos financeiros não só nas artes tradicionais, mas também nas artes eletrônicas e digitais, arte urbana, gastronomia, arte de novas mídias etc.

Na área da Saúde o ativista propõe diminuir as diferenças sociais ampliando os debates e as palestras com foco na inclusão das pessoas com deficiência intelectual e outras síndromes. Nas praças e parques, por exemplo, é possível instalar brinquedos adaptados para crianças com deficiência física e visual.

Sidney do PET defende programa de castração móvel no controle populacional de cães e gatos e mais investimentos no combate à poluição do meio ambiente

Sidney Pet PV OsascoAtuante no comércio de alimentos e acessórios para o bem-estar dos animais, Sidney do PET acredita na proteção e na defesa dos direitos dos animais como forma de cuidar e proteger também o ser humano e os recursos naturais da Terra. Quer melhorias no Programa de Castração para ampliar o atendimento e diminuir o aumento da população de cães e gatos nas ruas da cidade. Ainda, promover em toda a cidade ações de combate aos maus tratos, além de ampliar as campanhas de adoção e guarda responsável, de vacinação etc.

As mudanças climáticas da Terra devem ser combatidas urgentemente. Sidney do Pet quer ampliar projetos de reaproveitamento de água da chuva, aumentar os pontos de coleta de materiais recicláveis, expandir os incentivos para o uso do transporte alternativo e mais ciclovias somado a um programa de ações para conscientizar os motoristas sobre a importância dos ciclistas.

Para Sidney do Pet é importante a prefeitura realizar licitação sustentável, isto é considerar a sustentabilidade dos produtos, da extração até o descarte final, bem como ampliar o programa de redução do consumo (materiais, água, luz) em todos os espaços públicos como departamentos e secretarias etc.

 

Ambientalista e músico Dorgi defende crematório público para animais, mais incentivos financeiros para a cultura e introdução de alimentação vegana nas escolas

Dorgi cultura PV 43

Dorgival Nazaro (Dorgi) é ambientalista, espírita kardecista, professor de música, compositor, cantor, diretor da escola Oficina Musical e vocalista e instrumentista da banda Muirakitã. Tem dentre as propostas a valorização da cultura, a arte popular e a produção criativa nas comunidades. Na área ambiental,

Dorgi batalha a ampliação de áreas verdes em Osasco, melhorias no programa de combate às enchentes por meio de forte campanha e atividades de educação ambiental alinhado ao estímulo à reciclagem. Também, campanhas de limpeza e cuidado com os córregos da cidade envolvendo a comunidade do entorno dos córregos, escolas, empresas etc.

No que tange a saúde pública, Dorgi propõe ampliação do serviço de retirada de animais mortos em vias, ruas, praças e um crematório de animais público. Enterrar o animal é um grande risco para o meio ambiente porque pode contaminar o solo, as águas, alguma plantação ou horta podendo até transmitir doenças como brucelose, verminoses, leishmaniose etc. A cremação é uma prática ecologicamente correta e é monitorada por órgãos representativos como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) e o Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama).

O veganismo é uma prática alimentar que traz grandes contribuições no combate às mudanças climáticas, aos cuidados com as águas e com o solo. Dorgi defende uma cartilha de alimentação saudável como o vegetarianismo e veganismo, bem como inserir esse tipo de alimentação tanto nas escolas quanto nos refeitórios dos espaços públicos.

Na cultura, o artista propõe incentivar ainda mais as manifestações culturais com mais editais com foco nos artistas de rua, artistas das periferias nos grandes, médios e pequenos eventos da cidade. Osasco é um celeiro de talentos, mas é preciso valorizar os artistas da cidade. Osasco tem um potencial cultural enorme para que os artistas se desenvolvam ainda mais e eles só precisam de mais incentivos por parte da prefeitura.

 

 

Josmar Rocha defende melhorias na educação, saúde e no transporte

Josmar cipeiro Osasco PVO mecânico de manutenção e sindicalista Josmar Rocha atua voluntariamente orientando os munícipes de Osasco a usarem os instrumentos públicos para obter melhorias nas áreas da saúde, educação e do transporte.

Já foi cipeiro, na unidade Imperador da empresa de transportes coletivos VIP. Sua luta é pela sustentabilidade social, econômica e ambiental.

No transporte, Josmar Rocha propõe revitalização dos terminais de ônibus, reformas e manutenção dos veículos para dar mais conforto aos passageiros, pois a população continua reclamando da falta de qualidade no serviço ofertado e do alto preço da passagem.

Com o objetivo principal de preservar a vida das pessoas, Josmar Rocha propõe mais investimentos (financeiro, equipamentos, corpo técnico) na área da saúde pública, principalmente nos locais mais distantes do centro da cidade como Aliança, Vila dos Remédios, Portal D´Oeste. Na periferia o sistema de saúde é precário, falta remédios e a demora para marcar uma consulta médica e realizar exames é muito grande.

O descarte incorreto do lixo e a falta de saneamento básico são dois grandes problemas que Osasco precisa solucionar. Para Josmar Rocha é importante promover ações com foco no consumo consciente e combate às mudanças climáticas, incentivar a reciclagem em todo o município, dentre outras ações.

Atendimento às pessoas em situação de rua, transporte, habitação, trabalho, e segurança serão temas da live “Roda Verde” desta quinta, 6 de agosto

Live Roda Verde 6_ago

O Partido Verde de Osasco (PV-43) realizará no dia 6 de agosto (quinta-feira), pelo Facebook, mais uma rodada da live “Roda Verde: propostas e compromissos para uma nova Osasco”, com pré-candidatos ao cargo de vereador e com a presença de dirigentes da sigla. Agendada para iniciar às 19 horas, a live contará com a presença da empresária e ativista Rosanilda Silva (Tia Rosa do Transporte Escolar), do empresário Altonomista Bezerra, do sindicalista Severino Ramos, do líder comunitário Roberto Santos, de Silas Ribeiro e do Pastor Alexandre Vieira.

Cada pré-candidato vai falar de suas ações para o bem-estar das pessoas e da cidade como um todo, bem como apresentar suas principais propostas para os munícipes. A live tem quatro etapas: apresentação dos pré-candidatos, apresentação dos motivos pelos quais aceitou ser pré-candidato/a, resumo de seus principais projetos que vão nortear suas ações caso seja eleito e, por último, o presidente do PV pontuará algumas falas e dará informes gerais do PV.

SOBRE OS CONVIDADOS

Rosanilda Silva (Tia Rosa do Transporte Escolar): Mãe, avó e moradora do bairro. Luta para que 100% das crianças e dos jovens de Osasco tenham acesso ao transporte gratuito; e luta por melhores condições de trabalho dos motoristas de vans como isenção de taxas municipais. Na semana passada, por indicação da tia Rosa, o deputado Emidio de Souza encaminhou ao governador João Dória um documento que propõe a concessão de auxílio emergencial aos motoristas de vans escolares do Estado de São Paulo. O documento também propõe a isenção de taxa e prorrogação das parcelas dos veículos ainda não quitados.

Altonomista Bezerra: empresário da construção civil, casado, pai. Há anos luta por regularização e garantia de escrituras de casa própria em áreas livres, luta por mais creches, esporte para todas as idades e luta por uma cidade mais limpa. Um de seus projetos é o Cata-Bagulho para impedir que materiais como móveis velhos, eletrodomésticos quebrados, pedaços de madeira e metal sejam depositados em vias públicas, córregos e terrenos baldios.

Roberto Santos: é ativista social e liderança comunitária. Morador a 50 anos do Jardim Munhoz atua, há 14 anos, em ações de acolhimento com pessoas em situação de rua incentivando-as a deixarem as drogas, o álcool e, sobretudo, estimulando a refazer laços familiares, a aceitar tratamento psicológico e a fazer cursos de capacitação profissional. Apesar da pandemia do Novo Coronavírus (COVID-19) as atividades desta ação social continuam. Acredita que Osasco tem condições de oferecer mais e melhores políticas de assistência social com foco no tratamento da saúde e no combate a violência às pessoas em situação de rua.

Pastor Alexandre Vieira é formado em tecnologia, teologia e é militante nas áreas da saúde e do meio ambiente. Acredita que um mundo melhor para todos está ligado com a preservação ambiental e com incentivos a uma vida mais saudável. Quer mais investimentos na Saúde e na Educação e melhorias na fiscalização para que estes recursos cheguem nos bairros mais afastados do centro, nas periferias e favelas.

Severino Ramos:  é vigilante, ativista sindical, foi gestor regional de obras da Prefeitura de Osasco. Luta por melhorias nas condições de trabalho e infraestrutura dos profissionais de segurança e vigilância. Ainda, melhorias no cuidado com pessoas e famílias carentes.

Silas Ribeiro: é ativista social e no momento se encontra em situação de rua. Sua luta é para que centenas de cidadãos (homens, mulheres, jovens e até crianças) sejam amparados. Luta para que dependentes químicos em situação de rua possam ter tratamento e respeito. Propõe, ainda, ações efetivas de combate à violência contra moradores de rua.

Para assistir a live basta entrar no link

https://www.facebook.com/PartidoVerdeOsasco

Neco Gurgel batalha por mais investimento na área cultural e quer incentivos fiscais aos comerciantes de Osasco

Neco Gurgel  PV-43O músico e comerciante Neco Gurgel criou o “Bar do Necão” no Km 18, em Osasco. O local é um misto de bar e espaço cultural recebe pessoas e artistas de Osasco, de outras cidades do Brasil e até de outros países. O artista busca por melhorias na área cultural com editais mais simples que beneficiem os artistas independentes e os iniciantes, além de promover a valorização das distintas manifestações culturais.

Necão, como também é conhecido, é ambientalista, grande admirador das artes plásticas e da comunicação visual. Em maio de 2014, o bairro onde vive desde criança ganhou a CEMEI (Creche e Escola Municipal de Educação Infantil) Alto do Farol – Escola Parque, e anexo o Parque Ecológico Inácio Pereira Gurgel. O parque leva o nome do pai de Neco, que foi líder sindical metalúrgico, poeta e ator de teatro amador.

Na área ambiental, Neco Gurgel batalha para ampliar o plantio de árvores e implantação de programa de poda responsável para que todos entendam a importância do verde tanto para a qualidade de vida do ser humano quanto para os animais.

A geração de emprego é outro ponto defendido pelo comerciante Neco Gurgel. Para tanto, defende incentivos fiscais seja para atrair empresas e gerar emprego, seja para que os comerciantes empreguem mais pessoas. É preciso desburocratizar as regras para os futuros empreendedores na cidade.

Silas Ribeiro defende assistência médica e psicológica, cursos profissionalizantes e trabalho para pessoas em situação de rua

Silas Ribeiro morador de rua Osasco PVO ativista social Silas Ribeiro, no momento, se encontra em situação de rua. Sua luta é para que centenas de cidadãos que vivem provisoriamente nas ruas (homens, mulheres, jovens e até crianças) sejam amparadas pela sociedade e pela administração pública.

Luta para que dependentes químicos em situação de rua possam ter tratamento e respeito, além de propor ações efetivas de combate à violência porque muitas pessoas em situação de rua sofrem preconceito, discriminação, espancamentos e até envenenamento, como o caso recente em Itapevi.

Silas Ribeiro luta por condições dignas e atendimento humanizado nos abrigos e mais vagas, assim como suporte técnico e psicológico adequados. As políticas públicas com foco na população em situação de rua devem ser integralizadas, isto é, com as secretarias da assistência social/saúde/trabalho.

O ativista social reforça a capacitação profissional junto ao tratamento psicológico e de saúde tais como oficinas (jardinagem, limpeza etc.) e atividades de convívio e socialização, de estreitamento familiar de forma a refazer laços, cursos profissionalizantes onde a prefeitura poderá encaminhá-los ao mercado de trabalho e/ou aproveitá-los nos diversos setores das Secretarias Municipais.

Jacy da AVAMA na luta por um verdadeiro hospital veterinário gratuito e implantação de centro de resgate de animais em Osasco

Jacy PV Dia dos pais
Com ações efetivas e resultados significativos em Osasco, Jacy Malagoli, mais conhecida como Jacy da AVAMA, atua a muitos anos na defesa do meio ambiente e da causa animal. Batalha, com apoio de ativistas e protetores, pela implantação de um verdadeiro Hospital Público Veterinário e pela criação de um centro de resgate, recuperação e encaminhamento de animais para adoção.

Jacy da AVAMA criou, há quase oito anos, o movimento Ação pró Vida Animal e Meio Ambiente (AVAMA) com prestação de serviços de castração de cães e gatos a preços populares, campanhas (de adoção, vacinação, castração), palestras sobre alimentação saudável, veganismo etc.

Jacy da AVAMA acredita ser importante um a criação de Fundo de Proteção Animal cuja verba pode vir, por exemplo, de multas por maus-tratos e tráfico de animais silvestres. Acompanhe Jacy da AVAMA nas redes sociais: www.facebook.com/JacydaAVAMA