Diretório Estadual do PV promove encontro sábado, dia 26/05, em Carapicuíba, e pode anunciar nomes para a corrida eleitoral de outubro

Marcos Neves, Wilson Marcelino e Penna.

Marcos Neves, Wilson Marcelino e Penna.

Para informar e esclarecer dúvidas sobre as áreas de finanças, funcionalismo, educação, saúde, habitação, bem como tratar da mudança de paradigma que impede o desenvolvimento socioambiental na formatação de políticas públicas e na defesa do meio ambiente, o Partido Verde (43) do Estado de São Paulo promoverá no sábado (26/5), das 9 às 17 horas, palestra com o tema “Os desafios para entender o uso dos recursos públicos de São Paulo”. O evento será no auditório da Câmara Municipal de Carapicuíba, na Avenida Miriam, 92, centro.

Na oportunidade serão abordadas estratégias para o pleito eleitoral deste ano e apresentação de pré-candidatos. Além de dirigentes municipais, vereadores e militantes, estão sendo convidadas lideranças sociais, empresariais e religiosas, para este importante encontro.

O evento contará com a presença de dirigentes da legenda como José Luiz de França Penna (nacional), Marcos Belizário (estadual) dirigentes regionais como Carlos Marx (Porta-voz da Bacia 6 e do PV Osasco), dirigentes municipais como o médico Wilson Marcelino, presidente do PV local e o prefeito Marcos Neves (Carapicuíba).

A atividade é promovida pela Fundação Verde Herbert Daniel (FVHD) e é uma continuidade ao Projeto Nacional de Formação Política do PV. Na programação estão previstas ainda rodas de conversas sobre o uso de técnicas para enriquecer plataformas eleitorais a partir de análises de dados, delimitadas em indicadores sociais, econômicos e conjunturais de natureza oficial.

Informações
E-mail: pvosasco@uol.com.br
Site: www.pvosasco.org.br
Rede social: www.facebook.com/PartidoVerdeOsasco

PV Osasco propõe “dia das mães” sustentável

Há mães de vários tipos, idades, gêneros, gostos. Mas, todas elas têm algo em comum: o amor incondicional pelos filhos. Neste domingo (13/5) será comemorado o Dia das Mães e o PV Osasco propõe presentes ecológicos, confeccionados pelos próprios filhos, e presentes diferenciados como uma caminhada num parque regado a piquenique, uma roda de conversa e poesia, dentre outros.

Psicólogos afirmam que, no geral, as mães não querem presentes caros, mas a presença de seus filhos. Elas querem viver um momento de qualidade, onde se sintam felizes, estimadas e amadas.

Especialistas sugerem, ainda, formas originais e profundas de reverenciar quem se ama, a exemplo, uma roda de conversa sobre a vida e história da sua mãe.

Artesãos indicam a confecção de porta-retratos com matérias encontrados em casa como opção simples e barata de presente.

Para Carlos Marx, presidente do PV Osasco e porta-voz da Bacia 6, essa é uma data muito especial, que vai além de presentes caros e do consumismo.

“É um momento de se refletir sobre o papel da mulher e a sua relevância na construção de sociedades sustentáveis. Refletir sobre o papel da mãe como dona de casa e trabalhadora”, resume Marx.

Neste ano, faça diferente. Viva o momento de qualidade com sua mãe fazendo-a se sentir respeitada, acolhida e valorizada.

Maes

DICAS DE PRESENTES

Mãe esportista: corrida ou um passeio de bicicleta. Vale correr em um parque, andar de bike pela cidade, ou até mesmo fazer uma trilha.

Mãe emotiva: produza um vídeo com fotos de momentos marcantes da vida de vocês. Escolha a trilha sonora preferida de sua mãe e use sua criatividade.

Mãe zen: acorde cedo e convide-a para ver o sol da manhã e organize um piquenique em algum parque próximo. Vocês podem fazer meditação, ioga ou apenas conversar sob a sombra de uma árvore.

Mãe faz tudo: este tipo não suporta ficar parada. Que tal uma horta? Plante hortaliças e temperos que ela gosta e chame a família para ajudar no plantio.

Mãe chef de cozinha: Escolha o prato preferido dela (ou crie um para ela). Faça questão que sua mãe a instrua a preparar o menu e dê palpites, assim, ela se sentirá importante.

Mãe cultural: Domingo é um ótimo dia para fazer passeios tranquilos, como visitas a centros culturais e museus. Muitas dessas atividades são gratuitas. Organize uma roda de filmes em casa. Documentários com temática ambientais são uma ótima pedida. Se sua mãe gosta de música e sabe tocar algum instrumento, vocês podem passar a tarde fazendo uma “jam session”. Se ela gosta de poesia, então, escreva um poema para ela.

O mais importante é emocionar a sua mãe com suas palavras, seu abraço e seu carinho. É fazer do dia das mães um dia inesquecível!

SOBRE O DIA DAS MÃES
Esta data surgiu em 1870, nos EUA. Na ocasião a poeta e ativista Julia Ward Howe escreveu a Proclamação do Dia das Mães. “Levantem-se, mulheres de hoje!”.

As mães, atualmente, enfrentam uma série de problemas como violência doméstica, a conciliação entre vida familiar e trabalho. Além de assédio e violência sexual, disparidade salarial, abuso doméstico.

INFORMAÇÕES:
cmarxalves@uol.com.br
(11) 99652-8199, WhatsApp
www.facebook.com/PartidoVerdeOsasco

Casaviva recebe amigos e convidados em lançamento de livro sobre o sindicalista José Ibrahim

Chotil_2

Educadores, artistas, familiares e amigos prestigiaram o lançamento do livro “José Ibrahim – o líder da primeira grande greve que afrontou a ditadura” neste sábado (28/4), na Casaviva – espaço cultural e ambiental, localizada na Avenida Maria Campos, 252, centro, Osasco. Gabriel Ibrahim, filho caçula do sindicalista, também marcou presença.

Após as boas vindas, o coordenador da Casaviva, Carlos Marx, resumiu sua relação com a produção cultural, falou dos espaços culturais Barracão e Sentinela, bem como sua história pessoal, sindical e partidária com Ibrahim.

Chotil_3

Em seguida, a jornalista Mazé Chotil falou da ideia de escrever o livro a partir de pesquisas, conversas e reflexões, assim como do insight de escrever sobre o trabalhador exilado.

“Meu desejo é registrar a história e falar para os jovens de hoje a importância do primeiro 1º de Maio depois de implementada a reforma da legislação trabalhista, defesa dos direitos sociais e da democracia”, disse Chotil.

Chotil_1

Gabriel, filho de Ibrahim, recordou um pouco a infância e a convivência com o pai. “O livro conta também um pouco da história de nossa família, de meu pai que era um homem de muitos amigos. O livro conta, sobretudo, a história de Osasco”.

Chotil_5

A autora também respondeu perguntas dos convidados. No geral, os participantes gostaram da atividade que pontuou a importância da militância e força da classe trabalhadora e sindicais. Muitos saíram animados com carinhoso autógrafo recebido.

Chotil_6

José Ibrahim filiou-se ao Partido Verde de Osasco, em 2005, e ali permaneceu até sua morte. O sindicalista disputou pelo PV eleição para deputado federal. Ibrahim morreu, aos 66 anos, no dia 2 de maio de 2013. Foi presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região, período em que comandou o episódio que ficou conhecido como Greve de 68, quando os trabalhadores da cidade paralisaram as atividades e promoveram o primeiro protesto contra a ditadura militar no Brasil.

Preso e torturado, o sindicalista uniu-se posteriormente ao grupo de 15 presos políticos trocados pelo embaixador dos EUA, Charles Burke Elbrick.

A autora é doutora em ciências da informação pela Universidade de Paris VIII e seu pós-doutorado foi sobre o exílio de trabalhadores brasileiros durante a ditadura.

INFORMAÇÕES:
cmarxalves@uol.com.br
(11) 99652-8199, WhatsApp
www.facebook.com/casavivaosasco

Livro_Casaviva_abril_2018

Casaviva_UApo_2018_PV

Prazo para atualizar filiações no Filiaweb encerra no dia 13 de abril

eleicao_2018O Partido Verde (43) da Bacia 6 informa aos dirigentes municipais que termina no dia 13 de abril (sexta-feira), às 19 horas, o prazo para os partidos políticos, , com registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), enviarem a relação atualizada de seus filiados no sistema do Filiaweb.

A submissão da lista é importante para os cartórios eleitorais efetuarem arquivamento, publicação e cumprimento dos prazos de filiação partidária para efeito de candidatura a cargos eletivos.

Um dos requisitos para o registro de candidatura a cargos eletivos é a prova de filiação partidária. Para concorrer a um cargo eletivo nas eleições de 2018, o candidato deverá estar filiado à legenda há pelo menos seis meses antes do pleito, com exceção de quem já exerce mandato.

Antes de submeter as listas é preciso inserir possíveis novos filiados, desfiliações e verificar o campo “Consultar registro com erro” de cada lista e os corrigir. Dentre os erros mais comuns estão as mudanças de zona eleitoral ou seção.

Para submeter as listas é preciso entrar no site http://filiaweb.tse.jus.br/filiaweb e depois digitar a inscrição do responsável e a senha.

Para mais informações sobre as eleições de 2018 clique em
www.tse.jus.br/eleitor-e-eleicoes/eleicoes/eleicoes-2018

PV_Pascoa_2018

Secretaria de Cultura de SP lança edital para Pontos de Cultura

Penna se afasta da pasta da Cultura para sair candidato e Romildo Campello assume cargo de secretário titular.

01_Penna

O programa Pontos de Cultura, criado por Gilberto Gil quando ministro da Cultura, está de volta e foi lançado na manhã desta quinta-feira (29/3), em cerimônia realizada na sede da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. O evento contou com as presenças do governador Geraldo Alckmin, José Luiz Penna (secretário da Cultura e presidente nacional do Partido Verde), Sérgio Sá Leitão (ministro da Cultura), Romildo Campello (secretário-adjunto da Cultura), Nello Rodolpho (MinC SP), dentre outras autoridades. Carlos Marx, coordenador da Casaviva – Cultural e Ambiental de Osasco, também esteve presente.

Nos últimos anos, o programa enfrentou muitos problemas de prestação de contas, ingerência política negativa definindo conteúdos, instrumentalização. Nesta nova versão, o programa mantém o espírito original, valorizando as iniciativas da produção cultural na sociedade, em diversos segmentos, pontos de promoção e incentivo à economia criativa, aos produtores culturais.

A nova modalidade de premiação facilitará a realização das atividades dos que receberem apoio público. Produtores independentes da área cultural poderão oferecer grandes contribuições ao programa.

“A iniciativa de retomar os Pontos de Cultura é um reflexo do trabalho da Secretaria de Cultura em expandir iniciativas culturais para cada vez mais municípios, fortalecendo a ideia de que a cultura deve falar com todos e contribuir para transformar comunidades”, ressaltou José Luiz Penna.

02_marx_e_Romildo

“O programa é muito importante porque estimula também os diversos talentos. Pontos de Cultura é uma forma de promover a inclusão, transmitir valores, dar voz e premiar os artistas. Em Osasco, por exemplo, temos estimulado, através da Casaviva, a produção artística em vários campos como dança, teatro, música, literatura, artesanato, pintura”, comentou Carlos Marx.

“Destaco a importância social e econômica da Cultura, que transforma a sociedade e nos faz pessoas melhores. A economia criativa e os projetos culturais terão uma expressão cada vez maior em termos de geração de emprego e renda. Essa é uma boa parceria, que incentivará o setor no Estado. O desafio é dinamizar e impulsionar o trabalho de agentes culturais não só no Estado, mas em todo o Brasil. A diversidade da cultura brasileira e o trabalho de artistas de todas as áreas só têm a ganhar com a expansão e consolidação do programa”, sintetizou o governador Alckmin.

A iniciativa Pontos de Cultura é fruto de convênio celebrado entre o Ministério da Cultura e a Secretaria da Cultura do Estado, que garantiu a repactuação do convênio previamente existente. O programa premiará 544 iniciativas culturais (94 a mais do que na última edição).

Do total, 144 iniciativas receberão a premiação no valor de R$ 60 mil e 400 receberão a premiação em forma de Kit Cultura de Audiovisual ou Kit Cultura Musical. O programa contará com 35 agentes mobilizadores, sete fóruns regionais e a Encontro Estadual de Pontos de Cultura (TEIA).

Pontos de Cultura são grupos, coletivos e entidades de natureza ou finalidade cultural que desenvolvem e articulam atividades culturais em suas comunidades.

As premiações atendem as ações estruturantes da Política Nacional Cultura Viva, que tem o objetivo de assegurar e ampliar o protagonismo da diversidade cultural do território paulista. O edital de chamamento será lançado em breve no site da Secretaria de Estado da Cultura e no site do Ministério da Cultura.

INFORMAÇÕES
Fone: (11) 3684-0293
E-mail: pvosasco@uol.com.br
www.facebook.com/PartidoVerdeOsasco

PV-SP oficializa apoio e sela compromisso com o PSB para o governo de SP

O Partido Verde (43) do Estado de São Paulo oficializou na tarde desta terça-feira (27/3) apoio a Márcio França, do PSB, para a disputa pelo Palácio dos Bandeirantes, no pleito eleitoral deste ano.

Qualidade e afinidades de idéias, enraizamento do PV no país e afinidade espiritual no formato de convivência foram citados por França em seu discurso.

Márcio França diz que PV dar o enredo da campanha.

Márcio França diz que PV dar o enredo da campanha.

“Fico muito feliz em consolidar, hoje, essa aliança com o PV porque é um partido que tem tudo a ver com o nosso jeito de ser e pensar. O PV está enraizado em várias cidades e tem lideranças fortes no Estado do que muitos partidos têm no país inteiro. O PV tem a quarta maior bancada e o nosso projeto é para muitos anos. O Partido Verde é um dos nossos principais aliados e é ele quem vai dar o enredo da nossa campanha”, sublinhou França.

“Temos 16 partidos nos apoiando e a gente quer consolidar tudo que São Paulo já fez de bom como orçamento equilibrado e a ética na gestão. Queremos ampliar nossa visão que é mais acessibilidade, mais inclusão social e mais trabalho e educação”, finalizou Márcio França.

PV_Osasco_2018

O evento contou com a presença de José Luiz de França Penna (presidente nacional), Marcos Belizário (presidente estadual), Carlos Marx (presidente do PV Osasco e porta-voz da Bacia 6), além de deputados estaduais e federais, como Chico Sardelli, prefeitos, vereadores, pré-candidatos, militantes e simpatizantes do PV.

Dirigentes e pré-candidatos do PV Bacia 6 também marcaram presença, dentre eles Sandra Gama (Embu das Artes), Marcos Neves (prefeito de Carapicuíba), Anésio Campos (Cajamar), Cesar Augusto José (vereador Guto, Carapicuíba), Geraldo Teotônio e Carita Benitez (Jandira) e Jacy Malagoli, Altonomista Bezerra e Jesse Navarro (pré-candidatos do PV Osasco).

PV_e_PSB

Sobre o pré-candidato: Márcio Luiz França Gomes é vice-governador de São Paulo, nasceu em 1963 e é formado em Direito pela Universidade Católica de Santos. Entrou na política como militante no movimento estudantil e antes de entrar na disputa por cargos públicos, trabalhou como Oficial de Justiça durante nove anos.

França trabalhou como assessor na Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) do Ministério de Ciência e Tecnologia. É presidente do PSB no Estado de São Paulo assumiu a Secretaria Estadual de Turismo do Estado em 2011, cargo que ocupou até 2012.

INFORMAÇÕES
Fone: (11) 3684-0293
E-mail: pvosasco@uol.com.br
www.facebook.com/PartidoVerdeOsasco

Encontro do PV Mulher pede mais respeito e menos violência

Vera Motta fala de igualdade de direitos e eleição 2018.

Vera Motta fala de igualdade de direitos e eleição 2018.

A Secretaria da Mulher do Partido Verde Estado de São Paulo realizou ao longo do dia do sábado (24/3), na sede da legenda na Avenida 9 de Julho, na capital, mais um encontro para discutir e tratar de questões ligadas à mulher tais como violência, trabalho, conquistas sociais e políticas.

Dentre os palestrantes, Mariana Perin, Secretária Nacional de Juventude, que falou sobre respeito à mulher. Já a advogada Vera Motta, também Secretária Nacional de Assuntos Jurídicos, membro da Executiva Nacional e vice-presidente da Executiva do Estado de São Paulo, abordou diversos assuntos, dentre eles igualdade de direitos e eleição 2018.

A secretária da Mulher, do PV Estadual, Ana Acilda Alves da Silva, disse que vai visitar o máximo possível de cidades paulistas, para incrementar as candidaturas femininas. “O partido precisa lançar uma lista completa de candidatas, para garantir uma grande vitória em 7 de outubro”, salientou.

Patricia Penna, Carla Piranda e Prila Maria.

Patricia Penna, Carla Piranda e Prila Maria.

As lutas dos movimentos feministas também foram lembradas por Patrícia Penna, secretária da Mulher do PV paulistano.

Prestigiaram o evento e deixaram suas mensagens, José Luiz Penna, presidente nacional do Partido Verde e Secretário Estadual de Cultura; o advogado e administrador de empresas, Marcos Belizário, também dirigente nacional e presidente estadual do PV-SP.

Penna com dirigentes do PV Osasco, pré-candidatas e militantes  verdes.

Penna com dirigentes do PV Osasco, pré-candidatas e militantes verdes.

“Eu gostei muito do evento e tive a oportunidade de deixar uma mensagem de otimismo. A gente quer mais mulher se candidatando nesta eleição”, resumiu Rosanilda Silva (tia Rosa), micro-empresária no ramo de transporte escolar e filiada do PV Osasco.

Do PV Bacia 6 marcaram presença dirigentes municipais, tais como Sandra Gama (Embu das Artes), Elaine Silva (Itapecerica da Serra), a psicóloga Maria Alice de Oliveira Alves (Secretária de Organização do PV Osasco) e a pré-candidata a deputada estadual Lúcia enfermeira (Santana de Parnaíba). Também presente a presidente do PV do Rio de Janeiro, Carla Piranda.

A artista plástica Prila Maria fez um grafite na parede da sede do partido, em homenagem às mulheres.

INFORMAÇÕES
Fone: (11) 3684-0293
E-mail: pvosasco@uol.com.br